CLINICA FISIOMEDICE
TENS
FES
CORRENTE RUSSA
A forma de onda simétrica bifásica tem uma duração de pulso curto e é capaz de estimular fortemente fibras nervosas na pele e/ou no músculo. A TENS é uma corrente clássica no tratamento da dor via estimulação sensorial, e o estímulo é bem tolerado pelo paciente, mesmo em intensidades relativamente elevadas. Essa corrente é ideal para protocolos com objetivo analgésico, para alívio sintomático da dor aguda e crônica intratável, aumento da circulação sanguínea local e alívio sintomático da dor pós-traumática.
Os efeitos provocados pela corrente TENS são analgesia, estimulação muscular, vasodilatação, redução de inchaço e estimulação da cicatrização de lesões em tecidos moles.
Não tem efeitos colaterais e nem risco para quem utiliza TENS, não causa dependência, diferente de alguns medicamentos. Além desses motivos, acontece o alívio imediato da dor, é possível assim diminuir dores crônicas e auxiliar no tratamento de dores agudas.
INDICAÇÕES
A corrente FES usa estímulos elétricos de baixa frequência para produzir movimentos funcionais ou séries de movimentos perdidos por lesões e/ou comprometimento do sistema nervoso. Dessa forma, essa corrente é altamente indicada em tratamentos com foco em reabilitação, porque promove a despolarização do neurônio motor, produzindo contração eficiente no músculo, aumento do metabolismo celular, aumento da oxigenação, a liberação de metabólitos e aumento da circulação sanguínea e tônus muscular.
É amplamente utilizada para prevenção de atrofias musculares por desuso, manutenção da amplitude do movimento, reeducação muscular, aumento da circulação sanguínea local, além de promover relaxamento do espasmo muscular. A FES é uma corrente de fortalecimento muscular, porém, é utilizada quando não há pouca contração voluntária ou em músculos pequenos, como da face. A sigla que representa claramente o que ela faz: Estimulação Elétrica Funcional.
INDICAÇÕES
A mais utilizada Corrente para Eletroestimulação nas áreas Estética e Esportiva, possui grande poder de contração, principalmente nas grandes classes musculares, mas também em músculos pequenos, como os faciais. Atua em média frequência com 2.500 Hz.
Mas também pode ser usada para melhorar a performance de atletas, e para fins estéticos para fortalecer os abdominais, glúteos e pernas, desde que modulada corretamente.
A corrente Russa consegue recrutar fibras musculares ao mesmo tempo que promove o estímulo elétrico, quando se faz contração voluntária, ao mesmo tempo que a corrente está passando, o resultado é bem mais efetivo, afinal, acredita-se que 10 minutos de corrente Russa no abdômen corresponde a mais de 400 abdominais, sendo feita de forma ativa.
INDICAÇÕES
A terapia com luz infravermelha é usada na fisioterapia para promover o aumento da temperatura de forma superficial e seca no local a ser tratado, o que promove a vasodilatação e aumenta a circulação sanguínea, favorecendo a reparação dos tecidos porque penetra no corpo atuando sobre os pequenos vasos sanguíneos. esportivas.
Essas lâmpadas incandescentes refletoras são uma excelente solução para o tratamento com calor para aliviar a dor muscular. Também podem ser utilizadas para tratar dores reumáticas.